sábado, 23 de maio de 2009

Um sabado bem Portugues...

A hora estava marcada, o ponto de encontro também e o destino já estava definido. As 11h, na esquina do costume, rumo ao Museu Marítimo de Hamburgo. Nada melhor que começar o dia ouvindo uma voz distante tão próxima, parece que foi um pressagio para que este sábado fosse bem português. No caminho para o museu marítimo de Hamburgo, cerca de 15 minutos a pé da zona onde moro, deparei-me com o edifico Vasco da Gama Platz. Um edifício habitacional recente na parte nova da cidade de Hamburgo, imponente, bonito e mesmo ao estilo português.



O museu marítimo de Hamburgo fica situado na parte nova da cidade. O museu tem 8 andares e posso dizer que a correr demorei cerca de 3 horas para poder ver o museu de rajada. Apresenta mais de 100 modelos de navios, muitos deles com mais de 2 metros de comprimento e cada um mais impressionante que o outro… não fosse o pormenor de detalhe de cada um...


No primeiro piso do museu, esta a historia das descobertas do mundo. Estão presentes 7 bustos dos maiores descobridores do mundo. Entre os 7 estão 3 navegadores, descobridores portugueses. Bartolomeu Dias foi o primeiro a chegar ao Cabo das Tormentas, como o baptizou em 1488, um dos mais importantes acontecimentos da história das navegações. Vasco da Gama que descobriu o caminho marítimo para a Índia em 1948 e Fernão Magalhães que comandou a expedição marítima que efectuou a primeira viagem de circum-navegação ao globo sendo o primeiro europeu a navegar no Oceano Pacífico. Num leque tão fértil só faltou mesmo o busto do Pedro Alvares Cabral….



Entre história, documentação, ilustração, modelos, filmes, etc, etc, o museu marítimo de Hamburgo tem um modelo único, o navio Queen Mary 2 construído com legos. O modelo tem 780.000 mil pecas de lego, deve medir mais de 3 metros de comprimento e deve ter dado uma grande trabalheira. A simulação do navio e feita numa doca, e uma das coisas impressionantes e que os artistas foram tão ao pormenor que se pode ver pessoal a soldar, pintar, conduzir empilhadores… de um modo geral a trabalhar…

Após a visita nada melhor que ir dar uma volta pela cidade, aproveitar o sol, as vistas, comer uma salsicha (coisa rara por aqui), beber uma cerveja e o resto das coisas boas que Hamburgo oferece.



Se existe coisa que gosto de fazer e sair ao sábado, nem que seja sozinho, nem que seja para beber um café e dar uma volta. Depois de jantar resolvi ir a um café/pastelaria portuguesa a 2 minutos a pé do apartamento (demoro mais tempo no elevador do que a chegar ao café). Nada melhor que um café delta, um jogo do Benfica e dois ou três portugueses daqueles que estão sempre a dizer mal do Benfica (um estereótipo benfiquista). Jogo decisivo, pois o Belém precisava de ganhar para se manter na primeira divisão. Melhor que o café delta são duas medias Sagres e no meio umas mensagens tão distante mas tão próximas….

Infelizmente o meu Belém desceu de divisão…. E a noite acabou a escrever este post e a beber uma cerveja Bitburger Premiun Pils…

1 Comentários:

Unknown disse...

Pode ser que o teu Belenenses ainda tenha sorte e fique na Primeira. Ao que se sabe, por causa dos ordenados em atraso do Estrela da Amadora, é bem possível que seja esta a equipa a descer.

Abraços

Enviar um comentário