domingo, 24 de maio de 2009

As Praias Fluviais de Hamburgo

No regresso do passeio no Rio Elbe, resolvemos passear um pouco perto das praias. Saímos numa estacão de barcos, caminhamos pela zona das praias e apanhamos novamente o barco na estacão seguinte rumo a Hamburgo. O passeio foi muito tranquilo, cerca de 30 minutos a andar e a observar uma zona bem tranquila de Hamburgo. O caminho pedonal esta cheio de espaços verdes, onde e possível verificar muitas pessoas a passear a pé ou de bicicleta, zonas de repouso num espaço onde o verde da natureza e o verde (sim, mesmo verde) do rio se misturam. Numa das zonas mais perto da estacão de barcos, existem inúmeras moradias junto ao rio, muitas delas com um jardim em frente a casa, ou ate mesmo com uma pequena praia privada.

Qualidade de vida numa zona muito relaxante….






Tráfego no Rio Elbe

Hamburgo e o segundo maior porto da Europa, o primeiro e Roterdão na Holanda. O Rio Elbe e a porta de entrada dos navios para os inúmeros terminais que Hamburgo tem. Ao longo do rio, alem dos terminais de contentores existe um dos maiores estaleiros da Alemanha, o estaleiro Blohm and Voss. Ao longo do passeio no rio neste domingo, foi-me possível verificar o tráfego enorme de navios em Hamburgo.

Algumas pequenas bestas….





Um Passeio no Rio Elbe

O rio Elbe e o rio de Hamburgo e foi o destino de domingo. Há hora, sitio e a malta do costume lá nos metemos em um das dezenas de barcos que existe no rio. O barco nos levou no sentido de S. Pauli e Altona fazendo umas paragens intermédias. Ao longo do rio e possível ter uma imagem magnifica da cidade, com alguns prédios bem recentes construídos ao longo da margem. A medida que nos vamos afastando do centro da cidade e possível deslumbrar algumas praias fluviais em Hamburgo...

Uma vista diferente de Hamburgo…. ora vejam....



sábado, 23 de maio de 2009

Um sabado bem Portugues...

A hora estava marcada, o ponto de encontro também e o destino já estava definido. As 11h, na esquina do costume, rumo ao Museu Marítimo de Hamburgo. Nada melhor que começar o dia ouvindo uma voz distante tão próxima, parece que foi um pressagio para que este sábado fosse bem português. No caminho para o museu marítimo de Hamburgo, cerca de 15 minutos a pé da zona onde moro, deparei-me com o edifico Vasco da Gama Platz. Um edifício habitacional recente na parte nova da cidade de Hamburgo, imponente, bonito e mesmo ao estilo português.



O museu marítimo de Hamburgo fica situado na parte nova da cidade. O museu tem 8 andares e posso dizer que a correr demorei cerca de 3 horas para poder ver o museu de rajada. Apresenta mais de 100 modelos de navios, muitos deles com mais de 2 metros de comprimento e cada um mais impressionante que o outro… não fosse o pormenor de detalhe de cada um...


No primeiro piso do museu, esta a historia das descobertas do mundo. Estão presentes 7 bustos dos maiores descobridores do mundo. Entre os 7 estão 3 navegadores, descobridores portugueses. Bartolomeu Dias foi o primeiro a chegar ao Cabo das Tormentas, como o baptizou em 1488, um dos mais importantes acontecimentos da história das navegações. Vasco da Gama que descobriu o caminho marítimo para a Índia em 1948 e Fernão Magalhães que comandou a expedição marítima que efectuou a primeira viagem de circum-navegação ao globo sendo o primeiro europeu a navegar no Oceano Pacífico. Num leque tão fértil só faltou mesmo o busto do Pedro Alvares Cabral….



Entre história, documentação, ilustração, modelos, filmes, etc, etc, o museu marítimo de Hamburgo tem um modelo único, o navio Queen Mary 2 construído com legos. O modelo tem 780.000 mil pecas de lego, deve medir mais de 3 metros de comprimento e deve ter dado uma grande trabalheira. A simulação do navio e feita numa doca, e uma das coisas impressionantes e que os artistas foram tão ao pormenor que se pode ver pessoal a soldar, pintar, conduzir empilhadores… de um modo geral a trabalhar…

Após a visita nada melhor que ir dar uma volta pela cidade, aproveitar o sol, as vistas, comer uma salsicha (coisa rara por aqui), beber uma cerveja e o resto das coisas boas que Hamburgo oferece.



Se existe coisa que gosto de fazer e sair ao sábado, nem que seja sozinho, nem que seja para beber um café e dar uma volta. Depois de jantar resolvi ir a um café/pastelaria portuguesa a 2 minutos a pé do apartamento (demoro mais tempo no elevador do que a chegar ao café). Nada melhor que um café delta, um jogo do Benfica e dois ou três portugueses daqueles que estão sempre a dizer mal do Benfica (um estereótipo benfiquista). Jogo decisivo, pois o Belém precisava de ganhar para se manter na primeira divisão. Melhor que o café delta são duas medias Sagres e no meio umas mensagens tão distante mas tão próximas….

Infelizmente o meu Belém desceu de divisão…. E a noite acabou a escrever este post e a beber uma cerveja Bitburger Premiun Pils…

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Algumas curiosidades de Hamburgo





Hoje lembrei-me de publicar algumas curiosidades da minha actual vivencia por Hamburgo. Normalmente os Chineses e Koreanos a minima oportunidade que tem, dormem... mas dormem mesmo ferrado. Nos primeiros dias ainda se compreende, devido a diferenca horaria, mas quando isso ja nao e desculpa, nao sei o que pensar. Tivemos algum tempo sem computador, a empresa resolver formatar os computadores e durante dois dias de aulas, nao tinhamos outro divertimento senao estar atentos aos seminarios. Apos uma seleccao de lugares, onde a empresa atribui os lugares a cada um (segundo experiencia, lingua, categoria, nacionalidade e no final faz uma caldeirada) fui colocado na primeira fila. Nesses dias que nao tivemos computador nem sequer podia olhar para tras, pois cada vez que olhava estava uma pessoa a mais a dormir.... So me dava vontade de rir... uma coisa impressionante...
A ultima fotografia, retrata a comida tipica da Alemanha... salsicha com batatas fritas e a acompanhar meio litro de cerveja...
Apenas curiosidades...

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Umas imagens mais de Berlim....

Deixo mais uma imagens recolhidas em Berlim.








1 - Vista sobre a Cidade

2 - Parlamento Alemao

3 - Um Museu Peculiar

4 - Palácio Charlottenburg

5 - Memorial aos Judeus

terça-feira, 19 de maio de 2009

Um jantar agradavel no Restaurante Maximilian's em Berlim

Durante a visita a Berlim, a empresa organizou um jantar no Restaurante Maximilian's em Berlim para toda a malta. O jantar foi tupo buffet, com muita bebida a mistura. Os lugares nas mesas nao estavam marcados, mas como quase sempre acontece, a malta que se da melhor tem tendecia a juntar-se.
Na foto abaixo, estao os resistentes da noite. Na mesa onde estou, esta um Italiano, um Mexicano, um Americano, dois colegas da India e um da Malasia. Na mesa de tras, esta a restante malta que ficou a beber copos ate mais tarde....


Na foto abaixo, estou junto com o grupo que intitulo a Mafia Chinesa, eles chamam-me Gangster Portugues...
Esta foto e so para mostrar que mesmo longe continuo no activo....


A mesa original no inicio da festa, com o Iraniano e um Alemao ao topo da mesa....

Na foto abaixo, eu e o meu colega Vietnamita... Ele diz que vai mostrar esta foto no Vietnam e dizer que eu sou primo do CR7....

Um jantar altamente.... mas o dia seguinte foi um pouco complicado... Vai-se la saber porque....

Checkpoint Charlie @ Berlim





Checkpoint Charlie foi o nome dado pelos aliados a um posto militar entre a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental durante a Guerra Fria.

Checkpoint Charlie foi projetado como um simples posto militar para passagem de estrangeiros e membros das Forças Aliadas da Alemanha Ocidental para a Alemanha Oriental. Checkpoint Charlie se localiza entre as junções da Friedrichstraße com a Zimmerstraße e a Mauerstraße (que coincidentemente significa 'Wall Street' ou 'Rua do Muro') na vizinhança da Friedrichstadt, o qual foi dividida pelo Muro de Berlim.
Checkpoint Charlie se tornou um símbolo da Guerra-fria, representando a separação do leste e oeste, e — para alguns alemães orientais — uma estrada para a liberdade.
No Checkpoint Charlie e possível verificar a cabine ersatz foi decorada com a imagem de um soldado soviético, o lado oposto mostra uma imagem de um soldado americano.

Um mítico lugar a conhecer em Berlim…

domingo, 17 de maio de 2009

Berlim 2009






Neste fim-de-semana a empresa organizou uma visita a Berlim, capital da Alemanha. Parimos de TGV de Hamburgo sabado de manha e regressamos no Domingo. Numa viagem curta, onde o tempo teve que ser totalmente aproveitado para que podesse conhecer Berlim numas curtas horas. Berlim tem monumentos muito bonitos, e uma cidade com cerca de 4 milhoes de habitantes e com muitos turistas. Alguns monumentos foram recuperados apos a guerra, mas outros nao foram destruidos apos as sucessivas guerras alemaes.
As fotos acima demonstram alguns dos monumentos mais carismaticos e importantes de de Berlim:
  1. Prédio do parlamento alemão (Reichstag)
  2. Muro de Berlim
  3. Rotes Rathaus
  4. Catedral de Berlim
  5. Brandenburger

Vale mesmo a pena visitar Berlim.....

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Alguma malta de Hamburgo

Quando nos aparece uma oportunidade na nossa vida que nos leva a deixar um pouco o nosso comodismo de lado ficamos sempre um pouco receosos, um pouco na espectactiva do que nos vai acontecer…. Será que vou fazer bem, será que não vou… Duvidas e mais duvidas estão sempre presentes. No início questionamos: Será que e mesmo isto que eu quero?? Será que vai valer a pena??
As respostas são fáceis ao final de um tempo quando já nos habituamos a nova realidade. Contudo quando pensamos que vamos estar longe da família, longe dos amigos, longe daquelas coisas que estamos habituados (comida, mar, a nossa língua, a nossa cama, etc, etc) ficamos sempre um pouco apreensivos.

Em Hamburgo somos 36 pessoas de 17 nacionalidades diferentes. Para me ambientar tenho que olhar para o lado e pensar que tal como eu, outras pessoas estão na mesma situação. Para tal e necessário fazer novos amigos, novos conhecidos para que para todos nos esta altura seja um momento para recordar mais tarde. Deixo-vos algumas fotos com alguns colegas que fiz aqui por Hamburgo.
Na foto abaixo estou com o meu novo colega Chinês Xiong, que esta sentado ao meu lado na sala de formação. Um pouco calado, tal como todos os chineses, mas que já sabe dizer o meu nome correctamente…..



Na foto abaixo estou com o meu novo colega Koreano Jee que também esta sentado a meu lado na sala. Fala um pouco mais que o Chinês, mas entre eles falam Inglês, normalmente e o meu colega dos cigarros.


Na foto abaixo estou com o meu colega dos copos, o iraniano Jahromi. Um gajo muito porreiro que deixa de lado a religião, que gosta de beber uns copos, fumar uns cigarros e sobretudo aproveitar o que a vida tem de bom.

Na foto abaixo apanhei o meu colega Vietnamita Bac Le a dormir quando vínhamos de uma visita a um laboratório, ao lado o meu colega Italiano Berni. Este vietnamita sabe mais de futebol que eu, sabe a selecção portuguesa toda completa da geração dos meninos de ouro. O seu clube de eleição e o Manchester United, e no primeiro dia que nos apresentamos, disse-me logo que era do pais do CR7. O meu colega para falar de bola.


Temos que adaptarmo-nos a novas situacoes, a novos colegas, a novos modos de viver e deixarmos de lado os nossos receios, pois mais tarde serao estes os tempos que vamos recordar...

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Hamburgo cidade....





No passado sabado depois de almoco fui dar uma volta a pe pela zona onde moro. Tal como na Holanda, os alemães também tem o costume de andar de bicicleta pela cidade e existem uns táxis bem porreiros para os turistas, mas muito menos para os taxistas. Hamburgo tem muitos canais, muitas pontes e muitos espaços verdes. Aparentemente uma cidade calma, mas que no fim-de-semana as pessoas se transformam começando a beber muito cedo. Aqui podem beber no metro e e muito fácil encontrar pessoas a beber álcool as 10 da manha.

Pequenas curiosidades de Hamburgo….