sábado, 7 de março de 2009

Sao Paulo – Brasil 2005


Em 2005 fui convidado para ir para o Brasil estudar para a Universidade de Sao Paulo (USP). A ideia no inicio foi assustadora, pois Sao Paulo tem pelo menos 14 milhoes de habitantes, mais do que a populacao portuguesa. E uma cidade cinzenta e enorme, que mesmo de aviao nao se consegue deslumbrar o inicio e o fim da cidade. A pobreza e visivel aos olhos de qualquer um, ruas sujas, meninos pedindo, roubando, lutas na rua, enfim tudo o que se ouve na televisao mas que nem sempre achamos que e real. E de chegar ao ponto e dizer a nos proprios que nao estamos a ver o que estamos realmente a ver.
Sao Paulo nao e so pobreza. O parquet Ibirapuera e o maior parque da cidade onde os paulistas passeam ao fim-de-semana. Na entrada e possivel ver uma estatua ao navegador portugues Pedro Álvares Cabral descobridor do Brasil. A a Avenida Paulista e a maior avenida de Sao Paulo e que mais se assemelha aos parametros europeus. A noite, embora perigosa e diferente, com os paulistas a fazerem a festa na rua, o que e preciso e um pouco de musica e alguma bebida. A arte e em muitos sitios gratuita e o cinema, musica e livros tem precos muito acessiveis ate para os brasileiros.
Regressei no dia da Independencia do Brasil a 7 de Setembro.

Tres meses de grandes experiencias….

1 Comentários:

Mafalda disse...

também me lemnro desta viagem lol ... aqui tens estórias para contar aos netos!!! aquilo que passas-te com o hotel...depois o apartamento, enfim ...tudo se passa, não é : )

Enviar um comentário