domingo, 26 de abril de 2009

Tres dias em provas na Ria de Vigo….











Na passada quinta-feira iniciaram-se as provas de mar e subsequentes equipamentos de um navio que acompanhei as inspeccoes aqui por Vigo. O navio sofreu uma profunda remodelacao tendo sido convertido de rebocador para navio de recolhas de produtos. Apos o desastre do Prestige por aguas galegas, tanto a Junta da Galicia como a Agencia Europeia de Seguranca Maritima (EMSA) efectuaram um protocolo com vista a ter disponivel por zonas, nao so Espanholas mas tambem Portuguesas, navios de combate a poluicao. O navio que ira operar deste o Porto ate a extremidade da provincia da Galicia tem por seu nome Ria de Vigo. Apos a conversao foi necessario testar todo o equipamento de bordo assim como o equipamento para combate a derrames, desde barreiras, skimmers, etc…
Tudo iniciou-se na tarde de quinta-feira, onde eu e outro colega fomos transportados de rebocador pela ria ate ao navio. Iniciou-se a viagem pelas 4h e apos 45 minutos navegando ate ao Ria de Vigo chegamos e algum equipamento de combate a poluicao ja estava a ser testado. Sei que cheguei a Vigo eram 8h da noite, do regresso nao me recordo pois toda a viagem efectuei-a a testar equipamentos na Casa da Maquina.
Sexta e sabado as provas continuaram com o navio a navegar e por nos o navio esta apto a poder colaborar no combate a poluicao.

Tres dias cansativos….

0 Comentários:

Enviar um comentário